O Percurso Homens Aliados é uma trilha de aprendizado EAD que nós, do Instituto PDH, desenvolvemos para poder escalonar os treinamentos em DEI. O curso está sendo aplicado na Petrobrás, uma empresa de maioria masculina, e 35% dos colaboradores, totalizando 14 mil pessoas, estão cursando esta trilha.
O que é este curso?
O curso é uma iniciativa do Instituto PDH e conta com aulas online de até 10 minutos, ministradas por professores especialistas (de dentro e de fora do instituto) em conectar questões de equidade com a realidade corporativa. Nele são abordados temas como gênero, masculinidades, raça, questões LGBTQIAPN+, como conversar com quem pensa diferente, enfrentamento ao assédio e como criar um grupo de homens aliados.
O Atualmente, temos 3 versões dessa trilha: Percurso Masculinidades Responsáveis, Homens Aliados ou Pessoas Aliadas. Os percursos foram aplicados em diversas empresas nacionais e multinacionais (como Itaú, 3M, Nissan, Assaí, Raia Drogasil, Gerdau, entre tantas outras).
Quem traz conhecimento pro curso:
Temos Guilherme N. Valadares, sócio-fundador do PDH, como o professor central que conduz a trilha, Gabriella Feola na coordenação editorial e professores ilustres como Mafoane Odara (gênero e raça), Maitê Schneider (questões LGBTI+), Theo Van Der Loo (gênero e liderança), Marina Ganzarolli (questões LGBTI+ e enfrentamento ao assédio), Pedro Cruz (questões LGBTI+ e raciais), Vladimir Alves (questões LGBTI+ e masculinidades), Eduardo Alves (raça e meritocracia), entre outros temas.
Os número da Petrobrás
Para além das aulas online, temos encontros online para aprofundar temas específicos, ouvir dúvidas e dialogar em dinâmicas ao vivo.
Na sessão de julho com a Petrobras, também soubemos dos números e da abrangência que o curso está tendo dentro da companhia. Este número é um reflexo do comprometimento e da dedicação dos colaboradores da empresa.
Estratégias de engajamento
Túlio Alexandre, responsável pela universidade corporativa da Petrobras, tem sido um grande parceiro nesse percurso e empreendeu muitos esforços, mesclando atividades presenciais e digitais, para poder disseminar o curso em diferentes plantas e unidades da companhia.
Outra estratégia fundamental para gerar engajamento foi uma trilha de conteúdos via mensageria. Criamos conteúdos que conectavam vídeos específicos, de dois ou três minutos, com temas do cotidiano. Esses conteúdos chegavam via mensagem pelo Teams e ajudavam a exemplificar para as pessoas como aqueles conteúdos importavam para suas carreiras e atividades diárias.
A importância de trazer os homens para essa conversa
A jornada rumo à equidade é contínua e repleta de desafios, mas também é uma oportunidade de crescimento e transformação. Estamos extremamente gratos pelo empenho de todos os colaboradores que abraçaram essa causa e se dedicaram a aprender e aplicar os princípios de equidade em suas práticas diárias.
Estamos apenas começando, e o impacto positivo que podemos gerar juntos é ilimitado. Continuemos a caminhar lado a lado, aprendendo, crescendo e transformando nosso local de trabalho em um espaço onde a equidade é uma realidade para todos.
A todos os participantes, nosso sincero agradecimento por essa conquista. Que possamos seguir em frente, inspirados e comprometidos, na construção de um futuro mais equitativo para todos.
Quer saber mais sobre o curso?
Se quiser saber mais sobre o percurso Homens Aliados, ou sobre como levá-lo pra sua organização, entre em contato com o nosso diretor de operações Felipe Ramos: felipe@institutopdh.com.br