O Instituto PDH/Papodehomem, parceiro estratégico em direitos humanos do Pacto Global da ONU – Rede Brasil revela dados iniciais do projeto “Meninos: Sonhando homens do futuro”, na CSW-68, Conferência sobre o Status de Igualdade das Mulheres, em Nova York.

Na tarde de ontem, Guilherme Nascimento Valadares apresentou o projeto MENINOS, que engloba pesquisa envolvendo mais de 11 mil pessoas pela América Latinam, documentário e currículo para educação de meninos adolescentes é idealizado pelo Instituto PDH/PapodeHomem e viabilizado por Natura .

Para alcançar a equidade de gênero, qual é a relevância de desenvolver um projeto focado nos meninos?

“O trabalho com os meninos é o que fecha o ciclo. É pensar que o empoderamento das meninas é fundamental assim como a construção de outros projetos de masculinidades que possam cultivar a vida sem violência, garantindo liberdade de escolhas e de novas interações hoje e no futuro.”

Viviana Santiago , especialista em direitos de crianças e adolescentes e consultora do projeto MENINOS.

A CSW – Commission on Status of Women – é um evento mundial criado pela United Nations para acompanhar a evolução dos direitos das meninas e mulheres. Estar lá pela primeira vez é um marco muito significativo para nós do PapodeHomem/Instituto PDH porque consolida nosso caminho como aliados da equidade de forma interseccional.

E o que o PapodeHomem / Instituto PDH tem a ver com o principal evento sobre equidade para as mulheres?

A lógica de estarmos num conferência sobre mulheres e igualdade pode ser resumida com um pensamento da bell hooks, afinal,

se não formos capazes de sonhar visões transformadoras de futuro para os meninos, estaremos lidando com os mesmos problemas de equidade de gênero daqui há 20 ou 30 anos.

Em 2023, nós do instituto PDH passamos a atuar como parceiros estratégicos em direitos humanos do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O pacto se tornou um apoiador do projeto de pesquisa e documentário que estamos desenvolvendo, o Meninos: Sonhando os homens do futuro” e nos convidou para apresentá-lo na conferência deste ano.

O MENINOS é um projeto que ascende nossas esperanças: já vemos uma geração de meninos de 13 a 17 que trazem consigo novos jeitos de pensar e acreditamos que com a pesquisa e com o currículo pedagógico podemos impulsionar ainda mais um futuro mais livre, seguro e responsável para todas as futuras gerações.

Começamos entrevistando especialistas sobre gênero, masculinidades, educação, psicologia, saúde e esporte, gente do Brasil, Argentina, México, EUA e Austrália. Em seguida, fizemos uma pesquisa que reúne mais de 10 mil respostas de adolescentes de 13 a 17 anos, pais, mães e responsáveis. Nos próximos meses estaremos gravando o documentário, dirigido por Jorge Brivilati, que apresenta as principais conclusões e dados levantados pela pesquisa. Em seguida, vamos criar o currículo “Meninos do Futuro”, uma ferramenta de aplicação pedagógica que sirva de base para atividades em escolas, clubes e outros espaços comunitários onde os meninos se reúnem.

Guilherme Valadares – Idealizador do projeto Meninos: sonhando os homens do futuro e fundados do Instituto PDH/PapodeHomem na frente da sede da ONU em Nova York.

“Nosso sonho é ver o filme sendo exibido por todo o país, acessando espaços diversos e sendo fagulha para projetos e ações focadas na transformação dos meninos, tendo a equidade como direcionamento! Queremos que o currículo Meninos do Futuro, nossa ferramenta pedagógica, seja tão acessível quanto possível. E que consiga entrar em escolas, centros esportivos e clubes de futebol em todas as regiões.” – Guilherme Nascimento Valadares, idealizador do projeto MENINOS, fundador e diretor de pesquisa do Instituto PDH.

“Meninos: Sonhando os homens do futuro”, é viabilizado por Natura e tem apoio institucional do Pacto Global da ONU no Brasil. Entre os parceiros estratégicos estão Childhood Brasil , Aldeias Infantis SOS e a Coalizão Brasileira pelo Fim das Violências contra Crianças e Adolescentes. Para tornar o projeto realidade, contam ainda com diversas organizações de destaque em suas áreas, como Talk Inc. Research e Juliana Fava , na pesquisa qualitativa, Zooma Inc. | Insights & Estratégia , na pesquisa quantitativa, Outward Bound Brasil , realizando a expedição com os meninos, Bravo Film Company , na captação do documentário e Casa Grida, cuidando de todo o design do projeto.