Encontre um grupo de homens na sua cidade ou acessível a você

Cada vez mais homens nos procuram buscando indicações de grupos que discutam e reflitam questões sobre masculinidades. A partir disso, construímos este mapa que divulga e facilita o acessos as essas iniciativas. Nesse mapa você encontra tanto grupos para reflexão coletiva, quanto grupos que atuam com responsabilização de homens autores de violência.

Acesse o mapa abaixo para navegar e encontrar um grupo próximo a você.
Aproximando a imagem abrem novas opções na região em tela. No ícone superior a esquerda você acessa o menu do mapa onde pode selecionar o tipo de grupo do seu interesse. Clicando nos ícones coloridos, você terá acesso a informações de contato e localização de cada um deste grupos espalhados pelo país.

No mapa, dividimos as iniciativas entre: 

  • Grupos abertos para homens – online;
  • Grupos abertos para homens – presencial;
  • Grupos abertos para homens – híbrido (grupos que realizam atendimento e atividades online e/ou presencial);
  • Grupos reflexivos para homens autores de violência (nesse formato de grupo, geralmente, a participação depende de um encaminhamento judicial);
  • CEVIDs – Coordenadorias Estaduais da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (unidades que dão suporte a políticas institucionais e públicas que estejam focadas em enfrentar a violência contra meninas e mulheres).

Esse mapeamento é uma construção conjunta. O levantamento inicial dos grupos partiu de diferentes fontes, dentre elas o Mapeamento Nacional de Grupos, Iniciativas e Programas para Homens Autores de Violência Contra Mulheres, publicado em 2020 pelo Grupo Margens da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Nós revisamos mapeamentos e conferimos as iniciativas que ainda estão atuantes hoje (em 2023). Além disso, complementamos também com grupos de masculinidades que são abertos a todos os interessados e foram levantados através das nossas redes sociais e meios de comunicação.

Quer incluir uma iniciativa no mapa?

E você, participa de alguma iniciativa ou grupo que discute masculinidades e quer que esse projeto faça parte do nosso mapeamento? Preencha o nosso formulário e na nossa próxima atualização o seu coletivo aparecerá junto aos demais.