O Instituto PDH – Instituto para o Desenvolvimento Humano – nasce do PapodeHomem em 2015, quando começamos a fazer uma ampla pesquisa a nível nacional para o documentário “Precisamos falar com os homens”. 

Nós somos hoje um instituto focado em pesquisa, ferramentas e treinamentos para a transformação. O que buscamos é um mundo com mais equilíbrio para todos e todas, com equidade, de forma interseccional. Estamos focados nos seguintes territórios: masculinidades, saúde mental, florescimento humano e construção de pontes entre pessoas que pensam muito diferente. Ação compassiva é nossa bússola. Voltamos nosso trabalho, pesquisas e reflexões para soluções, de modo construtivo e prático.

Um dos nossos grandes diferenciais é justamente levar diálogos sobre equidade, direitos humanos e relações de respeito, no geral, para os públicos mais resistentes às questões citadas. Atuamos de maneira estratégica e sensível por meio de palestras, jornadas, eventos, livros, materiais pedagógicos e documentários que buscam provocar mudança real na sociedade.

Já realizamos mais de 400 treinamentos ao vivo, atendendo a mais de 200 empresas e organizações nacionais e internacionais. Só com palestras, treinamentos e workshops, alcançamos mais de 10 mil trabalhadores. Nosso curso online “Jornada Homens Aliados”, está disponível para mais de 200 mil colaboradores do Brasil e da América Latina.

Só tem 10 minutos?

Pule para o trailer do nosso maior projeto da atualidade

Ou veja o TEDx com nosso fundador, Guilherme N. Valadares, falando porque importa falar sobre masculinidades.

Se estiver com tempo, siga conhecendo nossos principais projetos de comunicação pública ou de treinamentos para empresas e organizações. Se já estiver se saída, deixe anotado quais são nossos documentários para ver depois.

Quem somos?

Para atuar em diferentes frentes, nós contamos com um equipe diversa e comprometida em promover direitos humanos, diversidade, equidade e inclusão. 

Guilherme Nascimento Valadares fica a frente das pesquisas, enquanto o Felipe Ramos dirige as operações e negócios. Todos os projetos e treinamentos são gerenciados pela Marina Moreira e coordenados pela Dandara Cunha. A Dandara ainda coordena, junto com o Tiago Koch, o projeto “Meninos: sonhando os homens do futuro”. Gabriella Feola, coordenadora de produto e projetos de comunicação. Zé Ricardo Oliveira, é um dos professores do time de treinamentos, editor de conteúdo e também coordenador de comunicação institucional de Meninos. Andrio Robert Lecheta, é especialista em masculinidades e cuida da produção de conteúdos para as redes. 


O que o Instituto PDH tem feito? Conheça todo nosso histórico


Como conversar com homens sobre violência contra meninas e mulheres

Neste livro, reunimos diversos especialistas no tema para oferecer informações essenciais no enfrentamento das violências contra meninas e mulheres. Um diferencial importante do projeto é a abordagem que integra estratégias para aproximar os homens dessa discussão, capacitando-os a identificar e agir diante de situações de violência. Além de dados sobre a realidade brasileira acerca da violência de gênero, o material inclui guias práticos para facilitar diálogos, promover mudanças de comportamento, e ferramentas para educadores e grupos que discutem masculinidades.

Meninos: sonhando os homens do futuro

O projeto “Meninos: Sonhando os Homens do Futuro” engloba três grandes produções: pesquisa, documentário e o programa Meninos do Futuro, um currículo para escolas e espaços esportivos. O projeto conta com o apoio estratégico do Pacto Global da ONU no Brasil e abre um caminho para reformular a nossa relação com os meninos.

Fizemos uma pesquisa ampla escutando meninos de 13 a 17 anos para entender suas principais necessidades, sonhos, dores e formas de ver o mundo. Os dados dessa pesquisa serão apresentados em um documentário que contará com a participação de especialistas do Brasil, Estados Unidos e Austrália. 

Um dos eixos do nosso documentário é a Expedição Meninos do Futuro, que aconteceu na Serra do Papagaio, em Triunfo (MG), e contou com a participação de 11 meninos. Ao subir a montanha guiados pelos princípios do progama Meninos do Futuro, os meninos puderam olhar para o seu equilíbrio emocional, senso de responsabilidade e autonomia, maior capacidade de escuta e trabalho em grupo, amadurecimento em conjunto. e transformação dos meninos. A expedição foi realizada em parceira com a Outward Bound Brasil (OBB).

O Programa Meninos do Futuro é a ferramenta que permite dar continuidade para as descobertas da pesquisa e do documentário. Essa iniciativa educacional foca em relações de respeito, compaixão e enfrentamento de preconceitos. 

Mapa de Competências da Liderança Aliada

O mapa de competências é uma ferramenta pedagógica que busca conduzir a construção de lideranças inclusivas dentro das empresas. Organizamos uma estrutura, com uma linguagem clara e didática, para desenvolver competências, conceitos e repertórios culturais, traçando ações práticas que incentivam a transformação do ambiente corporativo. 

O objetivo é fornecer critérios e diretrizes essenciais para que profissionais avancem em uma jornada contínua de aprendizado e ação. A ferramenta propõe revisitar comportamentos, refletir sobre vieses inconscientes e ampliar habilidades, tudo isso com foco em impactar positivamente suas áreas de atuação e fomentar uma cultura corporativa mais diversa e inclusiva.

Jornada Homens Aliados / Pessoas Aliadas (PMR)

Um curso online dinâmico feito para levar temas de diversidade equidade e inclusão para o público mais resistente de forma escalonável.

Criamos uma trilha de aprendizagem com 8 módulos, compostos por várias video aulas de até 10 minutos, incluindo muitos dados, casos reais, explicações de conceitos e exercícios práticos. Todos os professores e professoras são especialistas em temáticas de diversidade, com muita experiência no trabalho com empresas e em como aplicar isso na prática. 

O curso aborda de forma aprofundada temas como machismo, feminismo, equidade de gênero e racial, orgulho LGBTQIAPN+ além do enfrentamento ao assédio nas organizações. 

Se quiser conhecer mais sobre o curso, ou sobre como levar o curso para a sua organização, entre em contato por e-mail: gabriella@institutopdh.com.br

Evento Pai

O PAI é um evento anual dedicado a promover debates profundos e diversificados sobre os principais desafios enfrentados na construção de uma paternidade mais ativa, presente e responsável. Reunindo especialistas, pais, mães, educadores e outros interessados, o evento busca explorar diferentes perspectivas para fomentar uma paternidade que valorize o cuidado, o envolvimento emocional e o desenvolvimento integral dos filhos. O PAI oferece um espaço rico para o compartilhamento de experiências, o aprendizado mútuo e a criação de redes de apoio entre os participantes

O silêncio dos homens: pesquisa e documentário

O documentário “O Silêncio dos Homens” é o resultado de uma pesquisa que envolveu mais de 40 mil pessoas, revelando as múltiplas facetas e consequências da masculinidade tradicional na vida dos homens. A obra explora, de maneira profunda e sensível, as dores, vulnerabilidades, virtudes e os desafios enfrentados nesse processo de transformação. Com base em histórias reais, o documentário apresenta um mosaico de experiências, trazendo à tona tanto os impactos nocivos desse modelo de masculinidade quanto as oportunidades de mudança. 

Assista o documentário disponível gratuitamente aqui:

PDH no Youtube

Aqui vão algumas das nossa produções para falar sobre respeito, equidade e consentimento quebrando muros e construindo pontes.

avos e netos.jpeg

  • “Avós e netos: o que uma geração pode aprender com a outra?” (youtube)
  • “Consentimento: como explicar aos seus filhos o que é isso?” (youtube)
  • “A Caixa dos Homens” (youtube)”

Como conversar com quem pensa muito diferente de nós?

Uma plataforma focada em criar pontes, facilitar diálogos difíceis e apoiar a transformação dos homens. Com ferramentas, livros, dados originais baseados em estudos de amplitude nacional e filmes. 

Em pesquisa inédita, mapeamos as principais emoções e obstáculos envolvidos em diálogos com quem pensa muito diferente de nós sobre temas de gênero. Essa é uma pesquisa realizada por nós junto ao Instituto Avon, com grande alegria. É resultado da imensa colaboração de toda a comunidade PdH, pois graças a vocês obtivemos mais de 9.000 respostas

Derrubando muros e construindo pontes

Acompanhe nosso trabalho pelas nossas redes sociais